fbpx
Skip links

FCE, CAE, IELTS, TOEIC ou TOEFL?

Qual é o exame de certificação que devo fazer para obter o meu certificado de inglês?

Esta é uma dúvida comum no momento de saber o nível de proficiência na língua.

Os certificados

De uma forma geral, a grande diferença entre os certificados obtidos com cada exame é a validade do seu resultado. Um certificado Cambridge (FCE e CAE) é válido para o resto da sua vida, enquanto que o IELTS, TOEIC e o TOEFL referem-se ao seu nível de inglês num determinado momento da sua vida, sendo válidos apenas por dois anos.

Assim sendo, se procura um certificado que comprove o seu nível de inglês e que possa ter no currículo, os FCE e CAE seriam provavelmente a melhor escolha.

Já se precisa de um certificado para vistos, trabalho ou candidaturas, então os exames IELTS e TOEFL são suficientes. O IELTS é mais comum e aceite no Reino Unido, enquanto o TOEFL é mais pedido na América.

Mais especificadamente, no que toca aos Cambridge Tests, o Speak Up ajuda o aluno a preparar-se para o B2 First for Schools (FCE) e para o C1 Advanced (CAE). A classificação do primeiro comprova se o aluno tem domínio das habilidades do idioma para comunicar adequadamente num ambiente de língua inglesa. Já a do segundo, garante que o aluno possui as habilidades linguísticas avançadas, desejáveis ​​para empregadores e universidades.

O IELTS (International English Language Testing System) é um outro exame para o qual o Speak Up possui cursos de preparação. Este serve, principalmente, para comprovar a proficiência em inglês de uma determinada pessoa. Então, se pretende:

  • candidatar-se a uma vaga de emprego no exterior ou numa empresa cujo inglês seja o idioma primário;
  • inscrever-se numa universidade estrangeira;
  • realizar uma solicitação de visto para viver num país anglófono;

Então o IELTS é a escolha certa para si!

Certificado para o mundo empresarial

No entanto, se procura uma certificação para conseguir um trabalho numa empresa multinacional, então deve optar pelo exame TOEIC (Test of English for International Communication). Uma vez que, as empresas utilizam o TOEIC como forma de comprovar se o profissional possui as habilidades necessárias para comunicar em inglês.

Em termos educacionais, se o seu objetivo é estudar numa das universidades dos Estados Unidos, o exame de admissão que deve fazer é o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Apesar de que, o TEOFL também é aceite como prova de proficiência em Inglês por algumas universidades fora dos EUA.

No Speak Up, para além de termos cursos de preparação para qualquer um dos exames que lhe conferem o certificado, temos uma equipa experiente e totalmente profissional disponível para lhe fornecer todas as informações que precisa para escolher o exame que melhor se adequa às suas necessidades.